quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A arte dos doces

Estava buscando uma receitinha nova (sim, adoro cozinhar!) e me deparei com essas regrinhas postadas pela Alessandra Blanco (jornalista, editora-executiva do iG e escreve sobre comida, receitas e restaurantes). Parecem dicas de vovó, algumas eu já conheço, e vale a pena testar.


foto: reprodução

1- Nunca pare de bater um bolo antes de 3 minutos.

2- Se, por qualquer motivo, tiver de parar, não o faça também por mais de 3 minutos.

3- Para misturar bem os ingredientes secos, mexa-os devagar e aos poucos.
4- Para começar a misturar uma massa, faça uma cova no meio da farinha e coloque ali todos os ingredientes, faça um creme pouco espesso e junte depois do restante da farinha. Assim, a massa ficará livre de salpicos de ovos mal misturados.

5- Nunca use os ingredientes gelados como manteiga, ovos, gorduras etc. Use-os na temperatura normal, pois os ingredientes gelados impedem o crescimento dos bolos.

6- Para o preparo de qualquer massa, peneire sempre os ingredientes secos.

7- Toda a massa que for ao forno deverá conter mais gordura ou manteiga do que água. A água faz endurecer a massa que for assada.

8- Para as massas que levam gemas não ficarem quebradiças não use manteiga ou gordura, nem quente ou gelada, use na temperatura ambiente. Trabalhe bem a massa para que os ovos e gorduras fiquem bem misturados, assim se obterá uma massa lisa e homogênea.

9- Quando levar ao forno tortas e bolos e os mesmos começarem a dourar antes do tempo, cubra-os com um papel impermeável e deixe que acabem de assar, assim evitará que os mesmos tostem.

10- Para cortar um bolo para recheio, use um barbante fino e forte, faça um nó e envolva o bolo e vá apertando devagar até completar o nó.

11- Nunca use um prato úmido para bater as claras, a água impede o crescimento.

12- Para baixar a temperatura do forno muito quente, use uma panela de água fria, colocando dentro do forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário